Super Bomberman 4 capa

Super Bomberman 4 (スーパーボンバーマン4, Sūpābonbāman 4) é o quarto jogo da série Super Bomberman. Ele foi lançado exclusivamente no Japão, em 1996. Foi o primeiro jogo do Super Bomberman a não ter uma versão ocidental, talvez devido ao eminente lançamento do Nintendo 64.

História

O cérebro de Bagura escapou da explosão de seu Battleship em Super Bomberman 3 e convocou os Four Bomber Kings e Great Bomber para se vingar de Bomberman Branco e Preto. Os dois heróis são enviados de volta no tempo, junto com outros bombardeiros, para lutar em diferentes épocas e enfrentar Bagura.

Jogo Normal

No jogo normal, o jogador deve derrotar todos os inimigos do palco para abrir o portal de saída para o próximo nível. Até 2 jogadores podem jogar cooperativamente.

Estágios

Muitas entradas de fase de bônus aparecem em cada estágio, que o leva em diferentes fases de bonificação.

Modo de Batalha

Até 5 jogadores podem competir no modo de batalha

Modos

  • Battle Royale (バトルロワイヤルモード): o jogo de batalha padrão. Uma única ou uma correspondência de tag pode ser reproduzida. No "Tag Match", os jogadores são divididos em duas equipes.
  • Champion Mode (チャンピオンモード): nesse modo, um à dois jogadores podem participar cooperativamente contra cada CPU em cinco partidas. Cada partida é disputada contra um dos Quatro Reis Bombardeiros ou Great Bomber em sequência. Três rodadas vencem uma partida; se o(s) jogador(es) perder(em) um jogo, o jogo termina. O estágio de batalha é Numb Bomb, e em todos os jogadores, começam com os seguintes power-ups:
  • Maniac Mode (マニアックモード): nesse modo, o jogador pode definir o número de itens (até 60) que aparecem na partida, bem como o número de ocorrências de cada item individual e o PV inicial. Para cada jogador pode ser definido também seu valor PV (1 à 5 PV no máximo). Desta forma, um handicap pode ser definido para jogadores mais experientes, para que os jogadores novatos possam ter uma chance. Apenas a Single Match pode ser jogada nesse jogo, e o primeiro estágio de batalha (Usual) é o único disponível.

Opções especiais

Estágios

Itens e power-ups

O jogador revela itens destruindo blocos macios. Alguns itens estão disponíveis apenas no modo normal ou no modo de batalha.

Efeitos do Crânio

Crânios aparecem apenas no Modo de Batalha. Quando pego, um crânio dá ao jogador um efeito negativo. O status negativo pode ser removido, passando-o para outro jogador (em colisão) ou pegando outro item. Os efeitos negativos aleatórios são esses:

  • Doença de velocidade máxima (俊足病): O jogador se move na velocidade máxima.
  • Doença de velocidade lenta (鈍足病): O jogador se move muito lentamente.
  • Diarreia (下痢): O jogador planta bombas contra sua própria vontade.
  • Doença de Inabilidade (不能病): O jogador não pode plantar bombas.
  • Doença de explosão menor (最低病): As explosões do jogador tem alcance mínimo.
  • Doença de Imparável (止まれん病): O jogador não pode parar de se mover.
  • Doença Reversa (リーバス病): As entradas no direcional do joystick são invertidas.
  • Doença Rápida (せっかち病): As bombas do jogador explodem rápido.
  • Doença de lazer (のんびり病): As bombas do jogador levam mais tempo para explodir.
  • Invisibilidade (スケスケ病): O jogador desaparece da tela várias vezes.
  • Doença de soluço (しゃっくり病): O jogador derruba itens aleatórios em intervalos regulares.
  • Doença de mudança (チェンジ病): O jogador amaldiçoado muda de posição com um jogador aleatório.

Inimigos Montáveis

Durante o jogo, Bomberman pode encontrar dois diferentes tipos de ovos, biológicos ou mecânicos, que contém inimigos montáveis. Bomberman pode ter até 2 ovos de estoque com ele, mas só pode transportar um tipo de ovo de cada vez.

Criaturas Orgânicas

  • Triceradops: Bomba Perfuradora.
  • Angora: pode flutuar em blocos macios.
  • Swim: arranca em alta velocidade.
  • Haguhagu: destrói todos os blocos macios do palco.
  • Crazy Balloon: pode passar por bombas.
  • Bobo: aumenta o alcance de explosão ao máximo.

Criaturas Mecânicas

  • Dogun Jr.: chuta bombas.
  • Ponpon: soca bombas em um arco.
  • Pakkunga: possui um ataque de Bomba em Linha.
  • Daruman: move-se em velocidade máxima.
  • Gamefurai: possui um ataque kamikaze.
  • Bomb Tank: diminui a velocidade de inimigos e outros oponentes com balas pegajosas.
  • Dancing Clown: atordoa inimigos e outros oponentes com projéteis.

Truques secretos

Existem vários segredos no jogo, a maioria dos quais podem ser acessados com passwords:

  • Grupo de Batalha 2
    • Senha: 4622
    • Efeito: Altera os Estágios de Batalha disponíveis para aqueles no segundo grupo.
  • Grupo de Batalha 3
    • Senha: 0520
    • Efeito: Altera os Estágios de Batalha disponíveis para aqueles no terceiro grupo.
  • Grupo de Batalha 4
    • Senha: 0903
    • Efeito: Altera os Estágios de Batalha disponíveis para aqueles no quarto grupo.
  • Estágios de Batalha 11 e 12
    • Acesso: Enquanto estiver na tela de título, pressione o botão X repetidamente por 6 segundos até que um som seja ouvido. O guia sugere o uso de um controlador Hudson Soft Super Joy Card, com a configuração de velocidade para o botão X definido para a segunda posição (no meio).
    • Efeito: Estágios de Batalha 11 e 12 são desbloqueados. No entanto, entrar em qualquer uma das senhas do Grupo de Batalha bloqueará esses estágios novamente.
  • Hyper Bomber
    • Senha: 5656
    • Efeito: O Hammer Bomber, o Jet Bomber e o Great Bomber deixarão de sofrer efeitos negativos depois de utilizar suas habilidades especiais.
  • Mais variedade de inimigos montáveis
    • Senha: 0164
    • Efeito: Os sete inimigos montáveis ​​que normalmente não estão disponíveis no Modo de Batalha aparecerão aleatoriamente em Ovos.
  • Bomberman Dourado
    • Senha: 7777
    • Efeito: No Modo de Batalha, o jogador vencedor ficará com aparência dourada durante a próxima rodada.

Trilha sonora

A trilha sonora deste jogo foi composta por Jun Chikuma; grande parte da música foi reutilizada de Bomberman (TG-16), Bomberman '93, Bomberman '94 e Super Bomberman 3.