FANDOM


Bomberman TG-16 arte de caixa (JAP)

Bomberman (conhecido na Europa como Dyna Blaster) é o primeiro jogo da série a ser lançado no PC Engine/TurboGrafx-16, antes de Bomberman '93 e Bomberman '94. É vagamente baseado no jogo de 1985, embora a inclusão de mundos com temas diferentes, chefes e multiplayer tornaria a base para jogos posteriores da franquia Bomberman.

História

No futuro, o Dr. Mitsumori desenvolveu uma segunda unidade de Bomberman, o Bomberman Preto, baseado no design original e em sua capacidade de pensar e raciocinar por si mesmo, porém, no entanto houve um erro de programação que resultou em um mal funcionamento. Um dia, Bomberman Preto enlouquece e sequestra a filha do bom cientista, Lisa, levando ao topo de seu castelo. Testemunhando este evento, Bomberman Branco não perde tempo para salvá-la, derrotando o exército de monstros do Bomberman Preto.

Jogabilidade

O objetivo de cada estágio é derrotar todos os inimigos e, então encontrar a Saída que está escondida abaixo de um Bloco Macio aleatório. Esta parcela praticamente duplica a fórmula do jogo original do NES, porém, no entanto, ele introduz novos inimigos, batalhas contra chefes e estágios com rolagem vertical.

Cada estágio contém um item de power-up e um número definido de inimigos. Se o item ainda não foi encontrado uma vez que todos os inimigos foram destruídos, o bloco macio que o contém irá piscar. No entanto, o bloco que esconde a saída não possui este modo. Se o jogador bombardear a saída ou um item, 8 inimigos aparecerão (e o item será destruído - as portas podem evitar explosões).

O jogador tem 4 minutos para completar cada etapa. Se o cronômetro atingir 0:00, todos os inimigos no palco serão removidos e substituídos por 12 Pontans.

Há 8 rodadas com 8 etapas em cada, perfazendo 64 níveis. A oitava etapa de cada rodada é dedicada a uma batalha contra um chefe - uma luta contra um inimigo com táticas avançadas e múltiplos pontos de vida.


Rodadas

Modo Multiplayer

Bomberman suporta até 5 jogadores no modo multiplayer. Joga-se de forma idêntica ao single player, embora os itens estejam limitados à Bomb-Ups e Fogos. Há também um modo Skull, no qual os itens Crânio são encontrados, com efeitos prejudiciais similares aos de outros modos multiplayer de Bomberman.

Lançamento na Europa

Como o PC Engine não teve sucesso nos territórios PAL, o jogo foi portado para o Amiga, Atari ST e MS-DOS com o nome de Dyna Blaster na Europa. Uma versão de Commodore 64 de três jogadores havia sido planejada, mas foi cancelada presumivelmente a favor do lançamento do Commodore Amiga.

Curiosidades

  • A maior parte das músicas neste e nos últimos jogos do PC Engine/TG-16 são remixadas e podem ser ouvidas nas séries Super Bomberman e Panic Bomber. Isso se aplica a duas faixas não utilizadas que foram reutilizadas como temas de chefes em Super Bomberman 3 e 4. A versão Atari ST também apresenta uma trilha sonora diferente.
  • Apesar dos direitos autorais de 1991 na tela de título do Amiga, essa versão foi lançada no início de Abril de 1992, de acordo com a edição de Amiga Power.