FANDOM

Bomberman NES caixa

Bomberman (escrito como Bomber Man em versões japonesas) é um jogo baseado em labirinto desenvolvido pela Hudson Soft, lançado para NES. Como a primeira encarnação do console, é amplamente considerado o primeiro jogo da série Bomberman. Sua mecânica ainda é usada até hoje nos jogos dessa franquia.

História

Traduzida do manual norte-americano:

"Bomberman é um robô envolvido na produção de bombas. Como seus colegas robôs, ele foi colocado para trabalhar em um complexo subterrâneo por forças do mal. Bomberman achou que era uma existência insuportavelmente sombria. Um dia, ele ouviu um boato encorajador. De acordo com o boato, qualquer robô que pudesse escapar do composto subterrâneo e chegar à superfície poderia se tornar humano. Bomberman saltou na oportunidade, mas a fuga não foi uma tarefa pequena. Alertado para a traição de Bomberman, um grande número de inimigos partiu para a perseguição. Bomberman pode confiar apenas em bombas de sua própria produção para sua defesa. Ele vai chegar até a superfície? Uma vez lá, ele realmente se tornará humano?"

A versão japonesa apresenta-se abertamente como uma pré-sequência para Lode Runner, afirmando que o robô se tornará um Runner do jogo (que é confirmado no final). Os títulos de computador anteriores não tinham uma história real, mas parecem retratar o mesmo personagem que um humano.

Jogabilidade

O jogador deve controlar Bomberman através de um labirinto, destruíndo Blocos Macios e eliminando inimigos com suas bombas. Oculto em cada estágio é um power-up, que aumentará seu raio de explosão, velocidade ou número de bombas que ele pode colocar de uma só vez. O jogador deve encontrar a "Saída" que está escondida sob um dos Blocos Macios e derrotar todos os inimigos para abri-la. Se a explosão da bomba do jogador atingir a Saída depois de ser exposta, ela vai gerar mais inimigos. Existem 50 níveis no total. Um sistema de password pode ser usado para continuar o jogo.

Inimigos

Trilha sonora

A trilha sonora desse jogo foi composta por Jun Chikuma, que criou o tema original do jogo para Bomberman. O tema do palco desse jogo foi usado na maioria dos jogos clássicos de Bomberman (NES, PC Engine, e SNES).

Legado

O jogo Bomber Man (ボンバーマン) é baseado no antigo jogo de computador japonês Bomber Man (爆弾男, Bakudan Otoko). O design de Bomber Man foi mudado de humano para recolorir de um robô inimigo em Lode Runner, do NES. Incluía também uma variedade muito maior de inimigos, power-ups reais e rolagem horizontal para os layouts de níveis. Foi portado de volta para o MSX e Rupo JW-R70F como Bomber Man Special (ボンバーマンスペシャル) no ano seguinte. O jogo foi relançado mais tarde para o Game Boy Advance em 2004 como parte do Classic NES Series. Além dessas versões, várias outras portas e remakes aperfeiçoados apareceriam, como Bomber Boy, sendo um dos primeiros, contendo um modo baseado no jogo de NES, bem como uma sequencia. Bomberman Party Edition também é um remake do jogo single-player original, apesar de conter o modo multiplayer tradicional da série (daí seu nome).